É..novamente Vettel, novamente Red Bull!!
No inicio da corrida achei que o campeonato estava indo para as mãos do Alonso, mas 10 voltas depois um impressionante Vettel mostrou que o titulo já tinha dono.
A recuperação de Vettel é a imagem da recuperação da Red Bull ao longo do ano. Foi tão impressionante como Vettel hoje. Começaram no bloco intermediário para crescer na segunda metade do campeonato. Méritos para a equipe e para Vettel. Quando digo equipe digo Adrian Newey.
Esse tirou um coelho da cartola que correu, correu, bem rápido!
Eu fico com uma sensação de que o que sobrou na Red Bull faltou nas demais…”ousadia”.
Acho que Adrian arriscou, percebeu oportunidades e implementou rapidamente.
Essa é a sua grande diferença, autonomia para arriscar e alguém no topo da piramide bancando..
O melhor carro desde o inicio, a Mclaren, parece ter parado no tempo aguardando alguém cutucá-la, quando precisou mudar, evoluir, acho que perdeu o “time”!
E a Ferrari, bem……..
Ou Montezemolo muda o staff principal (incluindo quem gerência, cria e constrói) ou Alonso será tri-vice ano que vem!
E ai mudam o Montezemolo……podem aguardar!!
Falta ousadia na Ferrari, falta autonomia, capacidade de se antecipar..aqui no Brasil a palavra seria “criatividade”. A massa cinzenta da “Scuderia” esta deixando a desejar.
E acho que a paciência do asturiano esta chegando ao fim.
Ano que vem, se a Ferrari não começar bem, na ponta, Alonso vai procurar novos rumos para 2014. Ele não tem tanto tempo para esperar…
E com o movimento do Hamilton, a Mclaren se tornou uma “noiva” desejada, considerando que ela vai buscar uma grande montadora para construir seu motor em 2014, e que Sergio Perez é uma aposta…somente uma aposta que teve que ser feita rapidamente, e a “prima da noiva”, a Lotus, se tudo der certo estará brigando por mais vitorias e quem sabe o titulo a partir do ano que vem (Lembrar que os últimos títulos da Renault foram com Alonso e a Lotus vai tentar manter o motor vencedor dos ultimos dois anos).
Entre os brasileiros, Massa está garantido por mais 01 ano e Bruno Senna vai depender do leilão que algumas equipes farão por uma vaga ano que vem, lei-se; Force Índia Williams e Caterham, essa ultima é só para se manter na F1 em 2013, porque é um grande retrocesso.
Luiz Razia tem alguma chance mas a quantidade de bons pilotos a disposição para 2013 é grande (Buemi, Sutil, Kobayashi, Alguersuari). Acho que a grana que ele dispõe deve ser interessante mas todos devem estar com essa composição (Grana X experiencia X resultado esperado). Lembrando a classificação final das equipes envolve milhões de dólares a mais ou a menos, que fazem a diferença no ano seguinte.
Vamos aguardar, 2013 promete!!!
Abs a todos!!!
Geraldo Lugui